Anorexia – Será que a gente vale o quanto pesa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por Shirley Mello

Olá meninas,

Estava eu domingo passado (18/07), assistindo uma reportagem com a ex-miss Juliana Volpini e fiquei horrorizada.

Ela é linda, mas como conseguiu chegar a esse ponto? A dieta dela, baseada em tomates, queijo branco e gelatina a levou de 60 para 46kg. Detalhe: ela tem 1,80 de altura. A anorexia causou uma outra doença chamada Alopécia, que levou à perda do cabelo e de todos os pelos do corpo dela, além disso, deformou o rosto e a boca.

A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar, que resulta em grande perda de peso e estresse físico. Uma pessoa que sofre dessa doença não consegue enxergar o erro que está cometendo, não vai ao médico e evita medicações. Mesmo com a aparente magreza, é capaz de convencer quem está ao seu redor que tudo está bem com ela.

A que ponto uma mulher pode chegar para conquistar o corpo que considera ideal ou que esteja dentro dos padrões internacionais de beleza?

O assunto é tão sério que quem passa por esse problema perde completamente a noção e o que era pra se tornar “formas ideais” para um padrão de beleza, causa pesadelo, pois além das inúmeras doenças que são consequência da anorexia, a pessoa fica completamente deformada , perde tudo aquilo que tentou conquistar e que na verdade, foi a causa de tudo isso.

A culpa é de quem? Dessas meninas que estão perseguindo um sonho?

Li uma reportagem na revista Veja São Paulo dessa semana, que relata a visita de uma repórter que se passou por candidata a modelo e visitou as maiores agências de modelo em São Paulo. Foi rejeitada nas consideradas TOP e a dica era sempre a mesma: perder cerca de 6kg.

Só que as consequências desses “conselhos” são muitas vezes desastrosas, porque algumas vão além e não conseguem parar.

Nós  mulheres, temos que cuidar do corpo sim, mas acima de tudo, termos a consciência que somos diferentes. Nem todas vão ter o mesmo corpo da Gisele Büdchen, pois aquele corpo não é só cuidado e dieta, é genética.

A mulher brasileira padrão tem curvas, quadril, seios médios para grande e sempre fez muito sucesso. Mas depois do “boom” das brasileiras no mundo da moda, isso tem mudado bastante, e as mulheres não estão mais aceitando o próprio corpo.

Eu sempre fui magra, mas algum tempo atrás, era muito mais. Tinha 1,70 e não conseguia chegar aos 50kg. Detalhe: comia todas as besteiras, fast food era comigo, mas ainda assim não conseguia chegar a minha meta: no mínimo 54Kg. Isso me gerou alguns traumas, pois não usava  mini-saias porque minhas pernas eram finas, meia-calça preta, calça colada e outras peças mais justas, não faziam parte do meu guarda-roupa.

Hoje a minha visão é completamente diferente, porém consegui mais alguns kilinhos e consigo viver bem comigo mesmo. Talvez o fato de ter conseguido um peso maior ajudou, mas o fato é que eu não tenho mais nenhum trauma ou restrições por ser magra.

Eu entendo o que a insatisfação com o corpo pode causar em uma mulher, mas o fato é que o mundo da moda tem escravizado mulheres. Quer perder peso? Faça dieta com um profissional qualificado, pratique exercícios físicos, coma o que é saudável, não o que te faz emagrecer. Comecei há pouco tempo, a acompanhar os posts do blog “Uma Futura Magra”, da nossa querida leitora Janaína, que trás excelentes dicas de refeições saudáveis e não da fórmula mágica de emagrecimento.

A lição que eu tirei de tudo isso e que fica como dica é: valorize o que você é, cuide bem do seu corpo e se precisar realmente emagrecer pra estar bem com você mesma, emagreça com saúde!!!

Super beijos,
Shirley

Paula Souza

Paula Souza

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

Leave a Replay

About Me

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Recent Posts

Follow Us

Weekly Tutorial

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit