Por que preciso consumir proteínas?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Foto de Viktor Hanacek

Como você já sabe, as proteínas são nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Delas dependem partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, pele e cabelo. Elas ainda são as responsáveis por formar os neurotransmissores que tem a função de transmitir os impulsos nervosos que formam os pensamentos e os comandos físicos para que nosso corpo possa se movimentar.

O consumo de proteína nos dá sensação maior de saciedade, além de turbinar o metabolismo e aumenta o número de calorias que queimamos ao longo do dia, ideal para quem busca emagrecimento. Se este for o seu objetivo, é importante ter em mente que seguir uma dieta rica em proteínas vai te ajudar a fugir do chamado “efeito sanfona” quando emagrecemos e logo engordamos num curto espaço de tempo novamente.

Onde tem proteína?

Proteínas são encontradas em alimentos como carnes, peixes, ovos e derivados do leite, além de também estarem presentes em alimentos de origem vegetal, como soja, feijão, amendoim, gergelim e lentilha, mas também é possível encontrá-la em suplementos vitamínicos.

Estou retomando meus hábitos saudáveis e por isso fiz uma pesquisa no site Essential Nutrition depois de passar em consulta com a nutricionista, para me atualizar sobre os suplementos que devo consumir nessa minha nova fase de atividades e nele encontrei as melhores proteínas. Sempre fui uma pessoa ativa e desde sempre pratiquei atividade física em diversas áreas: já fiz capoeira, pratiquei musculação, mas mais recentemente vinha me dedicando as aulas de dança pra manter a forma.

Logo após o nascimento da Lívia, veio a pandemia e minha intenção de retomar as atividades quando ela completasse uns 6 meses foi por água abaixo. Até tentei manter uma rotina com as aulas on-line, mas sinto muita falta da energia que uma aula de dança presencial é capaz de nos proporcionar. Então, agora que as coisas parecem estar voltando aos poucos ao normal (já estou vacinada!), estou novamente na meta de retomar minha atividade física tão amada.

Mais motivos para consumir proteínas:

  • Faz bem para os ossos
  • Melhora a cicatrização
  • Diminui a pressão sanguínea
  • Regula a dopamina e diminui a vontade de comer doces
  • Auxilia nos cuidados com a pele, unhas e cabelos saudáveis

Viu só como consumir proteína é fundamental para ter uma vida mais saudável? E para quem pratica atividade física, vale a pena perguntar ao nutricionista como escolher whey protein para ajudar no ganho de massa magra e potencializar os resultados do seu treino.

Agora me conta como anda a ingestão de proteína por aí? Você costuma consumir suplementos alimentares? Compartilha com a gente nos comentários!

Paula Souza

Paula Souza

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

Leave a Replay

About Me

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Recent Posts

Follow Us

Weekly Tutorial

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit