Você está no seu peso ideal?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

imcO método mais preciso para determinar se a pessoa está gorda ou obesa, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é a medição do percentual de gordura corporal. Essa medição deve ser feita por um profissional qualificado, geralmente nutricionista ou endocrinologista, utilizando um medidor de dobras cutâneas. Porém existe ainda uma outra medida que pode definir o grau de obsesidade de uma pessoa: o IMC ou Índice de Massa Corporal.

Através do cálculo de IMC é possível saber se está acima ou abaixo dos parâmetros de peso ideal ou saudável para a sua estatura. Essa é uma fórmula padrão de medida internacional para identificar, o grau de obesidade de uma pessoa para que esta possa analisar como anda o aspecto de sua saúde.

Mas como calcular o IMC?

É um método bem simples, no qual qualquer pessoa pode obter uma indicação, com um bom grau de aproximação, se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. É através dos valores do peso e altura, que se faz o cálculo do IMC. A fórmula relaciona a altura com o peso do corpo de um indivíduo. Assim, conforme o resultado do Índice de Massa Corporal, pode-se classificar qual a sua situação diante da balança.

Para calcular o IMC, basta utilizar a seguinte fórmula:

IMC = Peso / (Altura)²

Para utilizar uma calculadora de IMC online, clique aqui.

Como Interpretar o Índice de Massa Corporal?

Se o resultado estiver dentro dos valores abaixo do peso, é necessário procurar aumentar de peso para evitar a desnutrição, pois um organismo desnutrido não tem condições de trabalhar bem em todas as suas funções.

Se o resultado estiver dentro dos valores de peso ideal ou peso saudável, parabéns! Lembrando da importância em se manter uma alimentação adequada e de praticar exercício físico regularmente. Eles ajudam a manter a saúde e o bem-estar, e auxiliam na manutenção do peso ideal. O IMC ideal ou saudável deverá situar-se na média de de 22 para mulheres e 23 para homens.

Se o resultado estiver dentro dos valores acima do peso, este é um fator preocupando pois neste grupo estão inseridas pessoas com grandes probabilidades de desenvolver doenças como a diabetes e a hipertensão, entre outras. Procure reduzir o seu peso, procurando um médico ou nutricionista.

Se o resultado estiver dentro dos valores de obesidade, o risco de problemas de saúde é bastante elevado, e a probabilidade de complicações metabólicas é grave. Procure um médico o quante antes para que o mesmo solicite uma avaliação geral e conduza o seu tratamento para perda de peso da forma mais adequada para o seu organismo.

tabela-imc

Para conseguir um balanço energético negativo, a receita mais eficaz é reduzir a ingestão alimentar e aumentar a atividade física, sempre com acompanhamento profissional. De nada adianta fazer milhares de dietas e acabar caindo no chamado “efeito sanfona”.

** Este cálculo não se aplica a crianças, idosos e atletas.**

Calcular IMC ou Índice de Massa Corporal ajuda a definir o grau de obesidade de uma pessoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Através do cálculo de IMC é possível saber se está acima ou abaixo dos parâmetros de peso ideal ou saudável para a sua estatura.
Paula Souza

Paula Souza

Paulista, 42 anos, formada em Tecnologia, otimista. Adoro falar sobre moda, beleza e, mais recentemente, sobre maternidade. Aqui escrevo sobre tudo que gosto, espero que gostem também!

Leave a Replay

About Me

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Recent Posts

Follow Us

Weekly Tutorial

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit